Hoje, 15 de dezembro, faz um ano que assumi como Oficial de Justiça. E só tenho a agradecer à Deus, à todos que me incentivaram e me apoiaram neste tempo todo e, apesar da correria e muitos acharem que "funcionário público não trabalha", estou adorando a cada dia a minha profissão.
E como um presente pelo meu primeiro aniversário no trabalho novo, ganhei mais um novo amigo, que vou chamá-lo de Ed. Ele é parente do Pastor Assis - aquele que na publicação anterior, contei que foi comigo em algumas ruas para que eu pudesse me familiarizar com o lugar.
Tem quatorze anos, mal sabe ler e escrever, veio do oeste do estado e sempre foi acostumado com a vida no interior, onde trabalhava na lavoura. Mora no local há quase dois anos e conhece todo mundo.
O Pastor Assis me contou da preocupação com o menino, pois, com as férias escolares, ficaria ocioso num local onde não se tem o que fazer onde, segundo ele, a única "ocupação dos desocupados" é relacionada às drogas.
Então, como ele é um senhor conhecido e respeitado no local, eu não tenho um bom conhecimento do lugar e o menino é seu parente, na sexta-feira, sugeri que: sempre que eu fizesse aquele bairro, o Ed poderia me acompanhar, me mostrando os lugares, indicando as ruas e, por consequência, aprendendo um pouco mais.
O menino ficou radiante e disse:
- "Eu acho uma boa idéia, assim eu posso aprender a ler melhor já que eu posso ajudar a encontrar os números da casa..."
Negócio fechado!
E para que ele ficasse envolvido na tarefa e não pensasse em ficar nas ruas sem ter o que fazer, combinamos de que cada mandado que cumprirmos, vale R$ 1,00 e no final do dia, é divido entre nós dois. Esta sugestão de dividir eu não achava necessário, mesmo porque com a quantidade de mandados numa região onde os endereços são mais do que insuficientes, não renderia muito. Mas o Pastor Assis que assim sugeriu porque ele "vai valorizar mais o dinheirinho que ganha".
Cheguei de manhã e lá estava ele, de pé na frente da casa, de prontidão me esperando. Sua mãe me disse que ele ficou a noite toda acordado, ansioso.
E assim fomos: conversando, eu explicando pra ele como é o trabalho, as dificuldades, como devemos abordar as pessoas e, de repente, passamos pela professora dele. Pediu que eu parasse o carro e gritou: "Professora, olha eu aqui, estou trabalhando!" - todo feliz. Ela se aproximou e o elogiou e disse que ele deve ser o exemplo para os outros meninos da escola. Ficou radiante.
Perguntou se podia levar um CD evangélico para ouvirmos e "Deus nos ajudar a encontrar as casas". Topei - claro - mesmo porque toda ajuda é bem-vinda. E até que os céus nos ajudaram, consegui num período de cinco horas com ele, cumprir 10 mandados, R$ 5,00 para cada um. A cada mandado cumprido ele gritava: "Obrigado, Senhor!".
Perto do meio-dia fomos almoçar com grandes amigas minhas advogadas e ele, preocupado, porque nunca tinha almoçado fora de casa. Mas deu tudo certo, elas o deixaram bem à vontade e deram toda a atenção a ele.
Uma delas disse algo do tipo:
- "Quem sabe não vem um dia trabalhar no nosso escritório?"
Depois do almoço no carro ele comentou:
"Viu só? A moça até me convidou para trabalhar com ela um dia... eu vou é estudar bastante!"
Muito bom!
E de tudo isso, tiro uma boa lição: é comum generalizarmos as pessoas que moram em favelas, em lugares violentos, sem condições de vida adequeda, mas são pequenas atitudes - que para muitos podem não valer nada - mas para poucos pode ser o começo de uma boa mudança de vida.
Que Deus abençoe este menino.
Meu amigo:
ResponderExcluirFico imaginando o que deve passar na cabeça desse menino: os sonhos, as vontades e o melhor de tudo: a esperança. Parabéns por fazer a diferença num gesto tao simples. Grande abraço
Esta foi a melhor publicação de todas... e eu estou mto feliz por ter um amigo anjo... bjokas!
ResponderExcluirQue lindo, Marcus.
ResponderExcluirÉ...a gente nem dá valor mesmo pra esses "pequenos detalhes", que podem mudar a vida de alguém, que podem encher a vida de alguém de esperança, como com esse anjo.
Tenho mto orgulho de vc, primo.
Um beijão!!
Marquinhos só VOCÊ mesmo para fechar o ano com chave de ouro. Parabéns por esse um ano de conquista e PARABÉNS maior ainda por esses atos de cidadania. Cada vez mais sou sua fã. E olha podes ter certeza q estais mudando a vida de mtos e o que é mais legal, mudando pra melhor.
ResponderExcluirTe adoro
Bjão
GREAT!
ResponderExcluirParabéns pelo teu aniversário de trabalho e felicidades ao Ed!
Abração!
QUE DEUS ABENÇOE VOCÊ!
ResponderExcluirOtimo Marcus, Parabens pelo trabalho que vens desenvolvendo!! Saibas que adoro ler os teus contos!!
ResponderExcluirCada dia que leio seus relatos sempre tiro algo de bom!
ResponderExcluirParabens pelo trabalho e por suas realizacoes pessoais, afinal, mais do que merecido a Vc!