13/03/2010

Problema de um é problema de todos

Um rato, olhando pelo buraco da parede, vê o fazendeiro e sua esposa abrindo um pacote. Ao descobrir que era uma ratoeira, ficou horrorizado. Correu pelo pátio da fazenda advertindo à todos:
espaço
"- Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira na casa!"
espaço
A galinha disse:
espaço
"- Desculpe-me, Sr. Rato, eu entendo que isso seja um grande problema para o senhor, mas não me prejudica em nada, não me incomoda."
espaço
O rato foi até o porco e disse:
espaço
"- Há uma retoeira na casa!!! Uma ratoeira!!!"
espaço
"- Desculpe-me, Sr. Rato - disse o porco - mas não há nada o que eu possa fazer, a não ser orar. Fique tranquilo que o senhor será lembrado em minhas orações."
espaço
O rato dirigiu-se à vaca e ela lhe disse:
espaço
"- O quê? Uma ratoeira? E e eu estou em perigo? Acho que não!"
espaço
Assim, o rato voltou para sua toca abatido para encarar a ratoeira. Naquela mesma noite, ouviu-se um barulho da ratoeira pegando sua vítima. A mulher do fazendeiro correu para ver o que havia na ratoeira.
espaço
No escuro, ela não viu que a vítima da ratoeira era uma cobra venenosa. E a cobra picou a mulher.
espaço
O fazendeiro levou rapidamente sua mulher ao hospital, que voltou com muita febre. Para alimentar alguém com febre, nada melhor do que uma canja. O fazendeiro matou a galinha e fez a canja.
espaço
Como a doença da mulher continuava, os familiares e amigos vieram visitá-la. Para alimentá-los, o fazendeiro matou o porco.
espaço
A mulher não resistiu e acabou morrendo.
espaço
Muitas pessoas vieram para o funeral. E o fazendeiro sacrificou a vaca para alimentar todo aquele povo.
espaço

Moral da História
espaço

"Na próxima vez que você ouvir dizer que alguém está diante de um problema e acreditar que o problema não lhe diz respeito, lembre-se que quando há uma ratoeira na casa, toda fazenda corre risco. O problema de um é problema de todos."
espaço
____________________________________________
espaço
espaço
Voltei de férias e assumi - por substituição - outra região além da que compreende a que está a comunidade de Frei Damião e verifiquei que não é somente lá que há problemas, principalmente de condições de moradia.
espaço
Como o rato na história acima, as pessoas "alertam" para os problemas da cidade e achei muito interessante duas situações com relação ao asfalto ou calçamento de vias de acesso.
espaço
Pode-se perceber que utilizam a frase "Bela por natureza" que, por sua vez, é o slogan da cidade que são encontrados em portais de acesso à cidade, carros dos taxistas e até em latas de lixo em postes na praça central.
espaço
A primeira fica na localidade de Furadinho, na entrada da Praia de Fora, no sentido norte-sul, depois do Posto de Pedágio, à esquerda. Moradores insatisfeitos (e com razão) por conta do descaso da não pavimentação de ruas naquela localidade.
espaço
spaço

"Bela por natureza e com ruas com buraco"
espaço
(clique na imagem para aumentar)

espaço

A segunda manifestação encontrada, fica numa das vias que vai do Loteamento Pagani II para o bairro São Sebastião. Conversando com moradores, trata-se de uma encosta que, quando chove, alaga a rua, onde se transforma numa verdadeira piscina.

Há duas placas, uma sobre a outra. A debaixo foi colocada primeiro, com os dizeres: "Piscina Bela por Natureza". Pelo visto, depois que a "piscina" secou, entende-se que a placa de cima foi colocada depois, conforme se vê:

espaço

espaço
A situação mais inusitada aconteceu nessa semana onde fui procurar uma pessoa - destinatária de um mandado - porém, não pude ir de carro por uma boa parte da rua por conta da péssima condição de locomoção que existe. Trata-se da rua Manuel Rosa Freitas, no bairro Caminho Novo.

Infelizmente não achei quem eu procurava, mas pude conversar por alguns instantes com os moradores que estavam chateados, indignados e desacreditados que tal situação pudesse mudar, por conta de tantas promessas que já se foram.

Ouvi um relato triste de uma senhora que, por questões de privacidade, não citarei seu nome. Mas ela levou um tombo num dos milhares de buracos que há na rua e tem um problema feio no joelho. Inclusive, relatou que os caminhões de entrega - supermercados, por exemplo - ou não entregam a mercadoria ou viram na estrada. Das duas opções, a primeira sempre prevalece.

espaço espaço
Mas, o mais inusitado está por vir. Acredite: os moradores da tal rua pagam no carnê no IPTU uma "taxa de conservação de vias".

(clique na imagem)

Não sei se esta taxa todas as residências da cidade pagam, mas independente disso, naquela rua em questão, se a senhora que me atendeu e me mostrou o boleto paga R$ 21,85 e na rua há aproximadamente vinte casas, daria para ser feito algo.. Convenhamos, existe algo de errado, não?

Quero deixar bem claro que sou apartidário, não conheço funcionários de Prefeitura, Câmara de Vereadores, seja de qual cargo for, mesmo porque moro e voto em outra cidade, mas como o rato da história acima, problema de um é problema de outros, ou seja, este problema que é dos moradores, também é problema meu, que dificulta o desempenho do meu trabalho, do motorista da loja de móveis, do carteiro, do entregador de pizza, do agente de saúde e por aí vai...

6 comentários:

  1. Marcos Weingartner.sábado, 13 março, 2010

    Como sempre acontece, seu blog virou rotina em minha vida de leituras...Fico honrado em saber que existe no mundo uma pessoa que se preocupa com os problemas, n'ao apenas seus,mas de todos...E esse seu trabalho tem a cada dia, feito as pessoas repensarem sobre seus atos...Marcus, mais uma vez parab[ens!!! [Otima mat[eria, texto que se encaixa perfeitamente a realidade...

    ResponderExcluir
  2. Marcus, trabalho simplesmente INCRÍVEL e ESPETACULAR !!!
    Para ti, força sempre.

    ResponderExcluir
  3. Olá Marcus!
    Primeiramente parabéns por mais essa matéria,
    É bem isso mesmo, é incrivel como ainda tem gente que ignora os problemas dos outros,sem perceber que mais cedo ou mais tarde serão afetados também.
    Ah,se todas as pessoas fossem iguais a você!Com certaza viveriamos em um mundo bem melhor.
    Mais uma vez parabéns!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. BRILHANTE!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Deu vontade de escrever mais um comentário...
    Hoje me perguntaram quem é o moço que está fazendo a diferença não só no Frei Damião mas em todos os lugares em que passa... Respondi com ORGULHO: Ele é meu AMIGO MARCUS!
    Valeu Marcus!!!
    Que DEUS te proteja sempre, e que te dê FORÇA pra continuar esse seu lindo trabalho...
    ABRAÇÃO!

    ResponderExcluir
  6. Caro Colega, seu trabalho mosta que embora nossa função nos leve a encontrar pessoas ruins e situações ruins de trabalho, você pode mostrar as dificuldades que as pessoas atravessam para sobreviver em um estado de descaso do Estado. continue mostrando as dificuldades das pessoas pois assim você estará fazendo uma parte daquilo que tem que ser feito por todos. um abraço
    Rinaldo Luiz da Silva
    OJ- Capivari de Baixo-SC

    ResponderExcluir