.
No meio do caos, conversei com um morador que já é conhecido meu, porque sempre vou na sua rua, seu filho recebeu material escolar e chocolate na Páscoa, mas por questão de privacidade, não falarei seu nome.
Contou que sua carteira de trabalho foi "levada pela enchente" mas que não faria uma segunda via porque não poderia conseguir um trabalho. Ele sempre dizia que tinha algo pra me contar, mas sempre mudava de assunto. Creio que com minhas idas contínuas à comunidade, foi me conhecendo e ganhou confiança.
Começou contando que veio do Paraná há cinco anos e que em sua cidade teve um "problema na justiça". O ocorrido não vem ao caso, mas ocorre que então conheceu sua atual esposa, vieram pra cá e não soube como terminou sua situação com relação ao processo de lá.
Desde que veio para Santa Catarina nunca procurou emprego fixo por ter medo, pois ficou sabendo por amigos que as empresas pedem certidão de antecedentes criminais, também porque tinha medo e vergonha de contar sobre a existência do tal problema que teve na justiça naquele estado e por morar na comunidade Frei Damião. Daí, segundo ele, a desnecessidade de fazer uma nova carteira de trabalho.
Com isso, peguei seus dados de identificação e tirei junto à Justiça Estadual e Federal tais certidões, todas sem alguma restrição. Quando expliquei que ele poderia - tranquilo e sem medo - fazer seus novos documentos e poderia procurar seu tão sonhado emprego "com carteira assinada", ficou radiante.
..
Eis o poder do entusiasmo...
Com uma simples ação mudou-se o rumo de um família, pois ele começando a trabalhar, terá tudo para fornecer uma vida mais digna à sua esposa e seu filho. Estava tão entusiasmado que queria demais me agradecer e então disse que "se tivesse um outro filho, colocaria o nome de Marcus".
Certamente seria uma bela homenagem, mas sugeri que com o seu primeiro pagamento, comprasse um bolo. Mesmo porque, hoje em dia, mais vale uma boca para comer um bolo num dia a ter que alimentar outra boca pela vida inteira, isso sim!
BOA SEMANA À TODOS!
Ser você mesmo em um mundo que está constantemente tentando fazer de você outra coisa é a maior realização.Tudo está na mente. É onde tudo começa. Saber o que você quer é o primeiro passo na direção de conseguir. Basta um mostrar o caminho e os realmente interessados em fazer algo de bom e mudar o mundo os seguiram.
ResponderExcluirParabéns, amigão!
ResponderExcluirUma simples ação que rendeu muito entusiasmo para uma vida melhor para uma família!
E que Deus ilumine as pessas que passam por dificuldades na comunidade Frei Damião. É muito triste saber que, nos dias de hoje, ainda existam pessoas que vivam nessa calamidade toda.
Abração!
Olá Marcus!!!
ResponderExcluirMais um lindo gesto seu, abrindo os caminhos desta família!!!
Não tem como não ficar triste ao ver essas fotos mostrando a dura realidade destas inumeras famílias,e ao mesmo tempo indignados por ver que nada acontece por parte dos governantes, deixando a todos:adultos e crianças no esquecimento,
Acreditamos que uma grande solução além de ter o básico:
-educação
-saúde
-oportunidades de emprego para que possam adquirir casas descentes para morar,
-ruas em bom estado para que possam ir e vir
é os governantes não só de Santa Catarina mas do Brasil todo incentivar e ajudar no CONTROLE DE NATALIDADE.
é uma forma de impedir que mais crianças inocentes sofram.
Um grande abraço
A gente pode morar numa casa mais ou menos, numa rua mais ou menos, numa cidade mais ou menos, e até ter um governo mais ou menos.
ResponderExcluirA gente pode dormir numa cama mais ou menos, comer um feijão mais ou menos, ter um transporte mais ou menos, e até ser obrigado a acreditar mais ou menos no futuro.
A gente pode olhar em volta e sentir que tudo está mais ou menos...
TUDO BEM!
O que a gente não pode mesmo, nunca, de jeito nenhum...
é amar mais ou menos, sonhar mais ou menos, ser amigo mais ou menos, namorar mais ou menos, ter fé mais ou menos, e acreditar mais ou menos.
Senão a gente corre o risco de se tornar uma pessoa mais ou menos.
Chico Xavier.
Por esse texto eu digo com toda certeza obrigado por você ser meu amigo e por você não ser uma pessoa mais ou menos, mas sim uma pessoa que se importa com o proximo, e não finge que tudo etá bem, vai atraz e consegue nem que seja por minutos deixa a vida de alguem, que ja não tem mais esperança de ser ouvido, acreditado perante a sociedade mais feliz!!!
Parabéns Marcus...
ResponderExcluirMais uma vez demonstras que, o que pra uns é nada, para outros vale muito. Talvez tuas ações passem despercebidas aos olhos dos egoístas, que não tem como enxergar, ou não querem enxergar as necessidades alheias e tornam este mundo tão individualista. Mas você Marcus é a prova viva, de que nós seres humanos, ainda temos conserto. Assim como este homem teve sua vida renovada por uma atitude sua, de uma pessoa que ele nem poderia imaginar encontrar por aqui, não sabia de sua existência, e foi exatamente você Marcus que deu sentido de novo a vida deste homem... Deus sabe o que faz, TE COLOCOU EM NOSSO CAMINHO...PARABÉNS MEU AMIGO!