14/10/2010

Missão cumprida

No último sábado, dia 09, foi a entrega das camisetas às crianças e adolescentes da Escolinha de Futebol Monte Castelo.

Apesar do tempo frio e com vento, foi divertido pois estavam empolgados para jogar, fizemos um bom lanche e nos divertimos com a escolha da rainha e da princesa da escolinha feita com improviso porque o responsável pelas faixas esqueceu e fizemos de última hora!

Segue abaixo uma publicação de saiu no Jornal Palavra Palhocense na data de hoje. Clique na imagem para ampliá-la.

Nas visitas que fiz na escolinha no decorrer da campanha, uma das crianças me chamou muito a atenção. Percebia que sempre foi muito quieto, ficava apenas escutando, observando as demais crianças, antes e durante os jogos. Do tipo que não reclama de nada e tudo está bom.

Vinícius tem estrabismo e, muitas vezes sem querer, é discriminado por conta disso. Pessoas com estrabismo são popularmente chamada de "vesgas". Ele possui o chamado estrabismo convergente, tendo o desvio de um dos olhos para dentro.

Certa vez, numa conversa que tínhamos num dos treinos à noite, me confessou que não gosta muito de jogar porque não enxerga direito, porque "dói ficar forçando o olho"; porque os maiores o machucam e, muitas vezes, não consegue identificar quem foi. Por conta disso, ele estava pensando em desistir, não ir mais...

Confesso que fiquei sem reação, sem ter o que dizer a ele naquele momento, mas disse que eu gostaria que ele continuasse; que eu achava ele um dos melhores jogadores (ele não joga) e que se ele fosse, eu daria uma camisa 10 pra ele jogar no sábado.

Felizmente, ele foi.


Como prometido e sem os outros meninos verem, usou a camisa 10 e percebi que enquanto corria, me procurava para ver se eu estava olhando o "desempenho" dele. Na hora do lanche fiquei por perto para serví-lo porque, como ele costuma ficar quieto e não se manifestar em nada, poderia passar em branco e sair sem comer.

Como sobrou muito lanche - foram feitos 200 pães-pizza graças à Marciane e o pessoal da Padaria Mãe Maria - algumas crianças levaram para casa. Perguntei ao Vinícius se ele queria levar também, mas me respondeu envergonhado:

"- Lá em casa tem mais quatro e os outros estão levando só dois."

Não perguntei se eram quatro irmãos, se era seus pais e mais um, enfim... respondi que não teria problema, que ele poderia levar quatro. Mas coloquei cinco pacotinhos e uma garrafa de refrigerante numa sacola plástica e disse: "o refrigerante é segredo nosso". Me abraçou timidamente com a sacola nas mãos e saiu em disparada...

Como perguntar não custa nada: será que alguém aí não conhece algum oftalmologista ou algo do tipo para tentar corrigir o problema de estrabismo do Vinícius? Se for o caso, eu me comprometo a identificar a família, onde mora e outras informações que forem necessárias.

 


Gostaria de agradecer à todos que ajudaram nesta campanha. Agradecimento aos novos parceiros:

 ••••


Agradecimentos especiais aos familiares e amigos: minha mãe Janice, meus tios José e Iracema Zomer, Roberto Steffani, Elaine e Paulo Forte; Débora e Camila Moreno; Marciane e Rafaelle; Ramon Lorenzi e Carolina; Geraldo e Adria,  e àqueles que indiretamente ajudaram a dar este "pequeno grande empurrão" na vida das crianças e adolescentes que fazem parte da Escolinha de Futebol Monte Castelo.

Missão cumprida e que venham outras!

12 comentários:

  1. Meu amigo,
    Muito bacana tudo isso... em pequenas ações é que se fazem grandes mudanças. Seja na vida dessas crianças ou do menino Vinícius. Verei o que posso ajudar por aqui e qualquer informação, repasso por e-mail.
    Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi,querido!
    Que linda esta publicação... a carinha do Vinícius na foto mexeu comigo. Realmente fiquei emocionada. Certamente você será um belo exemplo para toda esta criançada.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Marquito !!

    Tenha certeza que ganhamos muito naquela maravilhosa tarde de sábado......as lições que, particularmente, assimilei no convívio com aquelas crianças, são de inestimável valor.
    Foi uma "viagem" belíssima entre diversão, sonhos, risos e muita esperança; muita esperança mesmo.....
    Conte conosco sempre !
    Forte abraço !

    ResponderExcluir
  4. AMIGÃO,
    EXCELENTE A PUBLICAÇÃO DE HOJE... ACHEI FORMIDÁVEL A HISTÓRIA COM O MENINO VINÍCIUS. REPASSEI O LINK DO SEU BLOG PARA O PAI DE UMA GRANDE AMIGA MINHA QUE É OFTALMOLOGISTA EM JOINVILLE. QUEM SABE ELE PODE AJUDÁ-LO, NÃO CUSTA NADA TENTAR, NÉ?
    GRANDE ABRAÇO E FIQUE COM DEUS!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Marcus!
    Que linda esta publicação!
    Parabéns pelo seu excelente trabalho e pela pessoa ilimunada que és.
    Beijinhos,Angelina.

    ResponderExcluir
  6. OI,MARCUS
    SOU MORADORA DE PALHOÇA E VI A REPORTAGEM NO JORNAL PALAVRA PALHOCENSE E GOSTEI MUITO DO SEU TRABALHO. GOSTARIA DE TE DAR OS PARABENS E DESEJAR QUE DEUS TE ABENÇOE SEMPRE, PORQUE NESTE MUNDO PRECISAMOS DE PESSOAS COMO VOCÊ
    GRANDE ABRAÇO, CARMEM.

    ResponderExcluir
  7. Marcus: Sei que volta e meia entro no teu blog e faço comentários, sempre elogiosos, à sua pessoa e ao seu trabalho. Não quero parecer fã de carteirinha mas... Você é especial, é fantástico. Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Marcus, fico feliz de poder ter ajudado mesmo que de longe de alguma forma. Fiquei muito comovida com a história do Vinicius, ainda mais estando grávida, estas coisas nos tocam ainda mais. Uma ajuda destas na idade dele, pode mudar radicalmente seu futuro, para melhor, é claro. Não conheço médico, mas se puder ajudar de outra forma, conte comigo.

    ResponderExcluir
  9. Marcos, meu amigo!!!!! Fiquei emocionada demais com o seu trabalho! "Orgulhosa" é a palavra de uma amiga que ficou todo este tempo sem notícias suas. Espero poder ajudá-lo um dia... ou melhor, estarei aqui tentando fazer a minha parte por um mundo melhor.
    Beijão! Que Deus te abençõe sempre!
    Glauce

    ResponderExcluir
  10. Olá Marcus,
    Parabéns pelo seu projeto e por ter alcançado mais um dos seus objetivos.
    Na próxima semana entraremos em contato com oftalmo e quem sabe tenho novidades pra você..
    Forte abraço...
    Cris

    ResponderExcluir
  11. Roberto V. Steffanisábado, 16 outubro, 2010

    Marcus!!!
    Sem duvida alguma, aquela tarde foi muito especial para cada uma daquelas crianças, mas de certa forma, muito mais gratificante e de grande liçao para nos, pois ver o brilho no olhar de cada criança, a euforia de cada uma, nos faz repensar sobre a sociedade que vivemos. Quando ficamos preocupados com o que ja nao e mais nem essencial para nos, o pouco que oferecemos a eles, faz com que repensemos nosssa conduta. Mais uma vez, parabens por mais essa iniciativa e vamos aumentar mais e mais esse grande formigueiro... Grande abraço meu grande amigo do coraçao.

    ResponderExcluir
  12. Michel Augusto Fornerollisábado, 16 outubro, 2010

    Bom dia!
    Muito bacana sua publicação! Apesar de eu morar longe e não conhecê-lo pessoalmente; juntamente com minha esposa acompanhamos seu trabalho. Encontramos seu blog por acaso numa consulta no Google e desde então, sou seu seguidor e ficamos emocionados a cada texto seu.
    Parabéns pelo seu excelente trabalho e seus emocionantes textos!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir